Pular para o conteúdo principal

Número de motociclistas feridos 

quadruplica em 12 anos no Estado





Número de motociclistas feridos quadruplica em 12 anos no Estado Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Em um intervalo de 12 anos, o número de motociclistas feridos em acidentes no trânsito catarinense quadruplicou. Enquanto 1.140 condutores tiveram de ficar internados ao menos um dia por causa de lesões em 2003, esse número saltou para 4.580 em 2014. Os dados fazem parte do levantamento Retrato da Segurança Viária 2016, com informações repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde.
O crescimento de 301,7% é muito maior do que ocorreu com a frota de motos, que aumentou 191% no período. O número de feridos, segundo Luís Roma, consultor líder da Falconi, empresa responsável pela compilação do material, pode ser maior, já que ferimentos considerados leves e que não necessitam de internação não são considerados na publicação.
Entre as causas, apontam os especialistas, está a imprudência dos condutores, a maioria jovem e homens. Outro dado que ajuda a entender o problema está no percentual de motociclistas entre o total de feridos.  Em 2003, eles representavam 35% do total em Santa Catarina. Doze anos depois, eles eram 61%.

E a tendência é de que esse número fique ainda maior nos próximos anos. Segundo o coordenador do movimento SOS Estradas, Rodolfo Alberto Rizzotto, houve um incentivo para a compra de motos nos últimos anos e, com isso, já era natural essa alta no número de feridos. Aliando isso a uma imprudência no trânsito, criou-se a chamada ¿tempestade perfeita¿.
O resultado é o que Rizzotto qualifica como a criação de uma ¿geração de inválidos¿. Segundo dados do DPVAT, no ano de 2014 foram pagas 595,6 mil indenizações no Brasil por invalidez permanente em razão de colisões de trânsito. Dessas, 344,9 mil foram para condutores de motocicletas, o que representa quase 57,9% do total (e não inclui passageiros)
Fonte: DC .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog